quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Semana de 1922: O início do Modernismo Brasileiro

Estratégias e recursos da aula 
Primeira aula: O professor poderá iniciar a aula com o vídeo Mário de Andrade reinventando o Brasil  (Disponível em: http://midiaseducacao-videos.blogspot.com/2006/05/mario-de-andrade-reiventando-o-brasil.html). O filme mostra o que foi a Semana de Arte Moderna, apresentando seus antecedentes e desdobramentos. Será interessante que, neste primeiro momento, o professor contextualize o evento, dando maior atenção aos elementos que permitiram o seu florescimento. Com base no conhecimento prévio dos alunos e nas informações veiculadas no vídeo, os alunos deverão reconstituir o painel social e político de São Paulo no início do século XX. As respostas deverão ser dadas em voz alta para que haja maior interação entre a turma. Os alunos também deverão enumerar os personagens mencionados no vídeo. Sugerimos que o professor trace junto com eles um perfil dos principais nomes do modernismo brasileiro. O professor poderá propor aos alunos uma pesquisa rápida sobre alguns dos artistas mencionados nos vídeos, para discussão na próxima aula, a partir de estudos nos sites abaixo.        
Segunda aula: A pesquisa solicitada na aula anterior poderá servir de introdução para a segunda aula. Os alunos poderão apresentar as informações que levantaram com a pesquisa e, no restante da aula, o professor poderá aprofundar-se na Semana de Arte Moderna. No laboratório de informática, os alunos poderão coletar imagens dos evento, fotos dos participantes e as principais obras expostas.  Estas imagens deverão ser projetadas no Power-point e a partir delas os alunos deverão levantar discussões mediadas pelo professor.  Poderão ser abordados temas como a proposta estética e conceitual do movimento, as diferentes vertentes do Movimento Modernista Brasileiro (Movimento Pau-Brasil, Movimento Verde Amarelo e Grupo Anta,  e Movimento Antropofágico) e seus integrantes, e a importância da Semana de Arte Moderna.Links para pesquisas: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário