terça-feira, 10 de setembro de 2013

Aula-atividade: Classicismo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os fatores que propiciaram o Renascimento;
  • refletir sobre as características do Classicismo e analisar textos de Luís Vaz de Camões;
  • entender a estrutura textual de "Os Lusíadas".   

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento histórico sobre o período; 
  • literatura como uma manifestação artística do ser humano;
  • versificação;
  • aspectos formais e temáticos em textos literários.

Estratégias e recursos da aula
- Utilização do laboratório de informática.
- Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.
Atividade 1
  • Professor, você vai começar sua aula perguntando à turma:
Quem aqui se considera clássico? O que é ser clássico? O que alguém quer dizer quando fala que a outra se veste de forma clássica?
Feito isso e tendo ouvido bastante os alunos sobre o assunto, o professor deverá levá-los à sala de informática para ver se usam corretamente o termo. Para tanto, pedirá que acessem o site abaixo e trabalhem, em grupo de dois, respondendo em seus cadernos, as questões.
O roteiro deverá ser entregue xerocado aos alunos. O professor informará que a correção será em forma de brincadeira e quem errar pagará prenda. Essa prenda poderá ser imitar um bicho, um cantor, etc.

Links para pesquisas:
Roteiro:
1- Durante o século XIV, a Europa começava a se preparar para uma grande transformação política, econômica e cultural que teve seu auge ou apogeu nos séculos XV e XVI, chamado de classicismo, também conhecido como quinhentismo. Por que esse nome?
2- Que fato desencadeou o surgimento do Classicismo em Portugal?
3- Por que esse período, passa  a ser conhecido como Renascimento? Ilustre sua resposta.
4- São características do Classicismo: Racionalismo, Universalismo, Perfeição formal, Presença da mitologia greco-latina, Humanismo. Explique a importância de cada uma dessas características.
5- O que se deve entender por platonismo?
6- Quais as outras características do Cassicismo?
7- O que a classe chamou de clássico, corresponde aos ideais do Classicismo?
CORREÇÃO LÚDICA - Para fazer a correção do trabalho, o professor colocará a turma em círculo. Entregará a um aluno uma bola que deverá ser repassada de um aluno a outro e com uma música de fundo. Quando a música cessar, o aluno lê a primeira questão e a responde. Se não souber, o professor pergunta à turma quem quer responder e discute-se com toda a turma as respostas. Quem erra paga prenda à escolha do professor.
Atividade 2

MOTIVAÇÃO
  • Professor, pergunte aos alunos se eles sabem quem foi considerado o maior escritor em Língua Portuguesa. Provavelmente, eles dirão que foi Camões. Você perguntará então, qual foi sua grande obra e o que faz dela um trabalho excepcional. (É importante lembrar que, geralmente, no ensino médio, os currículos e livros didáticos escolhem Camões para este estudo, uma vez que é considerado suficiente para estudar o conteúdo).
(A excepcionalidade de Camões está sobretudo na estrutura grandiosa de seu texto. Dez cantos, 8816 versos decassílabos, 1102 estrofes de oito versos).
Na sequência, o professor deverá conduzir a turma à sala de informática para estudarem sobre Luís Vaz de Camões e Os Lusíadas, acessando os sites: 
  • Professor, é importante insistir no roteiro para a pesquisa, porque ele orienta a leitura dos alunos. Por isso, o professor deverá entregar cópia do roteiro abaixo e os alunos realizarão a tarefa em grupo de dois.
Em literatura, não é comum poder-se analisar a vida do autor pela sua obra. Porém, a biografia de Camões explica seus versos.
1-Com base na leitura da biografia de Camões, expliquem os versos:
a- "(...) Cá, onde o mal se afina e o bem se dana,
E pode mais que a honra a tirania;
Cá, onde a errada e cega monarquia
Cuida que um nome vão a Deus engana;(...)
Cá neste escuro caos de confusão,
Cumprindo o curso estou da natureza.
Vê se me esquecerei de ti, Sião!"
 (Rimas,1616)
b- "Numa mão sempre a pena e noutra a espada".
(Os Lusíadas, canto VII)
c- Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer..."  
(Rimas, 1598)
d- "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o Ser, muda-se a confiança; Todo mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades." (Rhitmas, 1595)
2- Estabeleçam paralelos sobre Camões ser considerado o maior poeta em Língua Portuguesa e sua vida. Considerem os fragmentos abaixo retirados da biografia.
a- Chegam as férias militares, fim do soldo. Para ganhar alguns trocados, Camões escreve versos e autos por encomenda de um poderoso senhor que os apresenta como seus à pretendida. Em troca, restos de comida. O poeta também se torna escriba público. São muitos os soldados analfabetos. Camões escreve cartas para os seus familiares no Reino. Assim vive em Goa até 1556.
b- No regresso, o susto, o naufrágio. Está na Costa de Camboja, próximo do Rio Mecom. Camões salta do barco. Os Lusíadas colados ao corpo. Braçadas. Mais braçadas. Turbilhão de água, escassez de ar. Camões nada, incansavelmente. Terra firme. Ainda não perdeu os sentidos. Sabe que está vivo. Olhar de soslaio, o manuscrito está salvo. Já pode desmaiar. O corpo a transpirar, ardência, febre. A infância, paixões e conflitos, lampejos. Mazelas.
Atividade 3   
Acessem os sites abaixo e anotem o que pede o roteiro:
Roteiro: 
Os Lusíadas 
  • Professor, em vermelho, as respostas que o ajudarão na tarefa de corrigir as questões.
a- Data de publicação: 1572 
b- Número de cantos: dez cantos
c- Número de estrofes:1102 estrofes
d- Classificação das rimas: [ABABABCC].
e- Total de versos: 8816 versos decassílabos.
f- Significado do título: 'Lusitanos', ou seja, são os próprios lusos, em sua alma como em sua ação.
g-Quem é o herói dessa narrativa? O herói de Os lusíadas não é Vasco da Gama, mas sim todo povo português 
h- Qual o tema? Camões cantará as conquistas de Portugal, as glórias dos navegadores, os reis do passado; em outras palavras, a história de Portugal.
2- Todo poema épico é, geralmente, narrativo, de longa extensão, grandiloqüente, aborda temas como a guerra ou outras situações extremas.Deve apresentar a seguinte estrutura: proposição do assunto, invocação às musas, dedicatória, narração, epílogo contendo um fecho dramático.
na sequência, c om base no texto que leram, os alunos deverão completar cada parte com o resumo do que é tratado em "Os Lusíadas".
a  Partes:
1ª parte - Proposição do assunto [canto I, estrofes 1, 2 e 3]É a exposição do assunto do poema. O poeta declara que espalhará por toda parte a fama dos heróis lusitanos
2ª parte - Invocação às musas [ canto I, estrofes 4 e 5]Camões dirige-se às Tágides, as ninfas do rio Tejo, pedindo inspiração para a poesia.
3ª parte - Dedicatória a Dom Sebastião [canto I, estrofes 6 a 18]Camões dedicou a sua epopéia a Dom Sebastião, rei de Portugal quando o poema foi publicado.
4ª parte - Narração da viagem de Vasco da Gama [ estrofes 19 a 1045]Camões narra a viagem de Vasco da Gama às Índias. Em meio às peripécias da viagem, relata episódios importantes da história de Portugal.
5ª parte - Epílogo contendo um fecho dramático a respeito da cobiça [estrofes 1046 a 1102] O poeta se mostra desiludido com a sua Pátria, já antevendo a decadência de Portugal.
Atividade 4
Para essa atividade, os alunos deverão acessar os sites abaixo para responderem às questões em seus cadernos.
1- Entre os episódios mais importantes de Os Lusíadas estão: Inês de Castro [canto III estrofes 118 a 135]. Velho do Restelo [canto IV estrofes 90 a 104]. Acessem os sites, façam a leitura dos episódios e as respectivas análises e  depois respondam:
a- O que conta cada um dos episódios? 
b- Levando em consideração a época da produção de Os Lusíadas, vocês concordam com quem diz ter sido ele um gênio?
c- A que vocês atribuem este texto ser lido até nossos dias?
  • Professor, após cada atividade, discuta em grupo com os alunos e só avance quando se certificar de que os alunos apreenderam o conteúdo.
















































Recursos Complementares
Professor, estimule a leitura de outros episódios também famosos como ilha dos Amores, (Canto IX, estrofes 68 a 95) e Gigante Adamastor, (Canto V, estrofes 37 a 60) em:
Poderão consultar também o livro: 
JUNIOR, Benjamin Abdala. Camões-Épica e Lírica in: Margens do texto. São Paulo: Editora Scipione, 1996.



Avaliação
As atividades de avaliação de envolvimento e de produção dos alunos deverão ocorrer no decorrer de todas as propostas de trabalho. O professor deverá observar a participação dos alunos na resolução das questões, no interesse em aprender e em todos os momentos que foram chamados a participar das atividades.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário